quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Indonésia confirma 770 mortos em terremoto

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Ao menos 770 pessoas morreram e 2.400 ficaram feridas no terremoto que atingiu a ilha indonésia de Sumatra, segundo um novo boletim divulgado pelo ministério de Assuntos Sociais, nesta quinta-feira (1º). Um poderoso terremoto atingiu pela segunda vez o arquipélago da Indonésia nesta quinta-feira (1º), enquanto as equipes de resgate ainda lutavam para socorrer os sobreviventes do tremor do dia anterior.

Muitos acreditam que o número de vítimas deve aumentar. Num boletim divulgado pela manhã, o saldo era de 200 mortos. Depois, o Ministério de Assuntos Sociais do país confirmou o saldo de 529 mortos e 440 pessoas gravemente feridas.



"Não subestime o desastre. Estamos preparados para o pior e faremos tudo que pudermos para ajudar as vítimas", afirmou o presidente Susilo Bambang Yudhoyono, em Jacarta, momentos antes de embarcar num avião com destino a Padang, cidade mais afetada pelo terremoto. Capital da província de Sumatra Ocidental, Padang tem 900 mil habitantes e tornou-se o foco imediato dos esforços humanitários. Do total de mortes, 376 foram registradas em Padang, e o restante em cinco distritos vizinhos. "Isto é um desastre em grande escala", afirmou ministro da Saúde, Siti Fadilah Supari, a uma emissora de TV local.

Já era esperado um aumento significativo do número de mortes, uma vez que milhares de pessoas continuam soterradas sob os escombros dos edifícios em áreas densamente povoadas da ilha de Sumatra, a mais atingida pelo tremor de 7,6 graus de magnitude da quarta-feira (30). De acordo com autoridades locais, o segundo terremoto, com 6,8 graus na escala Richter, foi registrado às 9h31 de hoje (22h31 da quarta-feira 30, em Brasília), a 280 km do epicentro do terremoto anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores do Dia


contador gratis