quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Norte das Filipinas se prepara para receber tempestade Parma

da Efe

Quando muitos filipinos ainda não conseguiram se recuperar da tempestade tropical "Ketsana", a ilha de Luzon esta em alerta perante a proximidade de Parma, outro temporal que chegará nesta quarta-feira à tarde ao extremo norte do arquipélago.

A tempestade está a 1.100 quilômetros do leste de Mindanao, com ventos sustentados de 75 km/h e sequências de 90, segundo o último relatório da Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos (Pagasa).

A nova tempestade tropical avança em direção oeste-noroeste a uma velocidade de 19 km/h e se prevê que possa tocar terra desta tarde na ponta mais setentrional de Luzon e o grupo de ilhas de Batanes, que separam as Filipinas de Taiwan.

No entanto, os meteorologistas filipinos ainda não descartam a possibilidade que se desvie ao norte e evite totalmente o país, e também são otimistas quanto a que não ganhará suficiente força como para se transformar em tufão.

"Parma", de nome local "Pepeng", provocará novas chuvas fortes em Mindanao, a região das Visayas e Luzon, onde prossegue a crise humanitária pelos efeitos de "Ketsana", que por enquanto causou pelo menos 246 mortos, quase 40 desaparecidos, 375.000 deslocados e quase dois milhões de afetados em Manila e 25 províncias divisórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitores do Dia


contador gratis